Páginas

31 de outubro de 2010

É hoje!! Presidente

Atualizado:


Segundo notícias os jornais de hoje. A candidata, Dilma Rousseff (PT) deve se tornar hoje a primeira mulher eleita à Presidência do Brasil. Pesquisa Datafolha feita ontem e anteontem revela que a candidata de Lula tem 55% das intenções de votos válidos. Seu rival, José Serra (PSDB), tem 45%.
Em votos totais, a petista tem 51% e o tucano, 41%; 4% estão indecisos e 4% votarão em branco ou nulo.


Vamos esperar!!!


A Folha de São Paulo de hoje foi demais viu...  veja o título da matéria: 
"Para eleitor, Dilma é a continuidade, e Serra, o experiente"

Particularmente creio que eles estejam errados. Como sempre digo, quando alguém cita que #Dilma não é experiente... "políticos como Lula e Serra, contratam pessoas como Dilma para fazer seu governo #acontecer, isso diz tudo"
#13firma 




O pessoal da área da Análise do Discurso Crítico faria uma boa #análise dessa imagem da #Folha. rsrs

24 de outubro de 2010

Enigmas: Camuflagens 2

Enigma 01:

para quem não achou. ai vai... olhe bem no canto superior direito. lá está a nossa lagartinha verde rsrs (esse foi mais fácil)



---------------------

Enigma 02

O problema aqui é a capacidade de algumas larvas de crisopa de grudar a sujeira do ambiente em seu corpo, criando um ótimo disfarce.
Confira:


Fantástico, não é?

16 de outubro de 2010

Enigmas: Camuflagens

01: Encontre uma lagarta nesta foto.



02. Encontre o crisopa nesta foto, se você achar... é muito neseravão... kkkk.
Dica: Não se atente no ovo branquinho dele abaixo, à esquerda, que não é isso. (rsrs)


Fonte.: depois colocarei, junto à resolução.

14 de outubro de 2010

Bióloga descobre inseto não catalogado na ilha de Páscoa

Cientistas identificaram uma nova espécie de inseto, ainda não catalogada, na ilha de Páscoa, ao sul do oceano Pacífico.






Ainda sem nome e do tamanho equivalente a um grão de arroz, o inseto estava em uma caverna e há possibilidade de haver outros, conta a biológa Jut Wynne da Universidade do Norte do Arizona.


Famosa pela suas estátuas de pedra moai, a ilha tem uma história ligada à rota do comércio escravo e foi habitada por uma população indígena dizimada por doenças vindas da Europa.
O ambiente também se alterou com a chegada de espécimes não nativas, como ratos. Hoje, grande parte dos seres vivos encontrados no local veio de outras regiões, explica a bióloga.
Ainda pairam dúvidas se o inseto, uma espécie de piolho de livro--ou Psocoptera--, é nativo da ilha ou se veio migrou de outra parte da Polinésia.




Fonte.: Folha.com

10 de outubro de 2010

Vestibular UNEB 2011 - inscrições prorrogadas



TERMO ADITIVO AOS EDITAIS Nºs 048, 049 e 050/2010

O Reitor da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), no uso de suas atribuições legais, estatutárias e regimentais, e tendo em vista a permanência da greve dos funcionários da rede bancária, torna público:

1. Ficam prorrogadas as inscrições do Processo Seletivo Vestibular 2011 dos Cursos de Graduação (Presencial e a Distância) e dos Cursos de Pós-Graduação em EaD,  até o dia 24.10.2010, às 23h e 59min;

2. O pagamento daqueles que realizarem as inscrições, após o expediente bancário do dia 22.10.2010, poderá ser efetuado no horário bancário local, do dia 25.10.2010;

3. Ficam mantidas as demais disposições dos Editais nºs 048, 049 e 50/2010 e seus respectivos Termos Aditivos. 


GABINETE DO REITOR DA UNEB, 08 de outubro 2010.


Fonte.: Diário Oficial da Bahia, 9 e 10 de outubro de 2010

Tropa de Elite 2

Confira a entrevista com o ator Wagner Moura e o diretor José Padilha, falando da estreia do filme Tropa de Elite 2 no proprama do Jô realizada no dia 07/10/2010. Na primeira parte, o Diretor fica enjoado e pede p/ sair. rsrs


Parte 01


Parte 02


Parte 03


Tropa de Elite 2 - Trailer Oficial

7 de outubro de 2010

A verdade - Dilma é a favor do Aborto?

Chalita fala sobre a onda criada por adversários contra a candidata Dilma. Nesse vídeo o G. Chalita, um político que a meu ver, é muito sério, verdadeiro, católico, defensor de vida e comprometido com a causa da educação no Brasil.


Quero deixar claro que não estou "defendendo" votos. Até porque cada um que pense, pesquise e reflita bastante. E antes de votar, nesse ou naquele candidato... Seja bem criterioso, não se feche tanto assim. Não seja ingênuo. Vai acreditar em tudo que "jogam" na internet?

Só mais uma coisa. Nos últimos dias, por um acaso, fiquei sabendo que uma professora muito bem "gabaritada" da UNEB campus X, é crítica do Gabriel Chalita. Até aí, ser crítico(a), tudo bem, é um direito que todos temos, temos total liberdade de nos expressarmos, se gostamos ou não de um político, um escritor/autor ou até mesmo do nosso vizinho (rsrs). Agora, dizer que os livros dele (Chalita) são livros "autoajuda"? Ai não dá, é muita desinformação (ou é proposital? Será porque é religioso?? Não brinca!! Mas eu gostaria de saber). Veja a que ponto chegamos, no próximo mês Teixeira de Freitas irá sediar um evento "Congresso de Educação do Extremo Sul da Bahia informaçoes no site http://www.qualieventos.com.br/" e essa “pessoa” teria tido, em sala de aula, aos seus alunos, algo mais ou menos assim:
_ "não me apareçam aqui com esse certificado..."
Veja que o Gabriel Chalita será um dos principais palestrantes. Ou seja, além ser preconceituosa com uma pessoal digna e respeitosa... ainda tenta criar discípulos, falando mentiras para alunos do primeiro semestre, alunos esses que sempre tem a visão de que os professores são seus DEUSES (alguns se acham rsrs). Realmente é complicado!!
Fica aqui meu repúdio a esse fato, nunca poderia imaginar que isso aconteceria (dessa forma) dentro de um campus de Universidade (universidade???). Mas é isso aí meu povo, bola pra frente. E vamos nos informar, leia conteúdos de várias fontes... E isso vale tanto para o debate eleitoral, quanto para um “debate” na sua sala de aula. Fique ligado e Abrolhos!! rsrs

3 de outubro de 2010

o que acha? Cães não lambem seus donos por amor, diz pesquisa americana


Pode ser poético dizer que um cão encheu seu dono de beijos quando ele voltou de viagem, mas a realidade, estão descobrindo os cientistas, não é assim tão fofa. Isso porque cachorros são extremamente sensíveis a cheiros e sabores -- coisas tão importantes para eles quanto a comunicação verbal ou a visão para os humanos.
Assim, quando um dono volta da rua cheio de novos cheiros e gostos, seja da mão daquele colega de trabalho que foi cumprimentado ou da sujeira do banco de metrô em que sentou, ele está oferecendo ao seu cachorro um festival de sensações. Se seu cão quer saber por onde você andou, isso significa, claro, que ele vê algo de especial em você. Mas eles gostam de cheirar e lamber mesmo desconhecidos.
"Saber do papel do odor para eles mudou minha forma de pensar sobre a maneira alegre com que minha cachorra cumprimentava um visitante, indo diretamente na região genital dele", diz Alexandra Horowitz, da Universidade Columbia (EUA). O comportamento da cachorra de Horowitz, que está lançando no Brasil o livro "A cabeça do cachorro" (BestSeller), faz todo sentido, diz.
As regiões genitais, assim como a boca e os sovacos, produzem muitos odores -- e logo ensinamos às crianças a importância de lavá-las bem. Estando a boca e os sovacos geralmente mais distantes do cachorro, não é difícil imaginar que área ele vai atacar. "Não deixar que um cão cheire um visitante equivale, entre humanos, a vendar-se na hora de abrir a porta para um estranho", diz a cientista.
Para um cão, cada pessoa tem um cheiro inconfundível, o que faz com que eles nos identifiquem pelo odor. Humanos conseguem usar o nariz para saber, por exemplo, se alguém fumou, mas cachorros vão muito além.Eles podem saber se você fez sexo, e até saber quem e quantas pessoas estavam junto. Ao se aproximar da sua boca, conseguem identificar o que você comeu.Mais do que isso, cachorros sentem cheiro de medo. "Gerações de crianças foram alertadas para nunca mostrar medo diante de um cão estranho", diz Horowitz.
Não era à toa. Quando assustados, suamos, e o odor do nosso corpo entrega o pavor. Além disso, a adrenalina é inodora para nós, mas não para bichos de faro aguçado. O olfato dos animais é tão bom que os cientistas querem utilizá-los na medicina. Um estudo treinou cães para reconhecer a urina de pacientes com câncer. Os cientistas se assustaram. Os cães aprenderam a "diagnosticar" a doença: só erram 14 vezes em 1.272 tentativas.

Não se sabe direito quais substâncias eles aprenderam a reconhecer, mas alguns cientistas propõem "cães doutores" -- pelos estudos feitos, eles acertam mais que muitos doutores humanos.

Fonte: folha.com

2 de outubro de 2010

Ciência Bizarra - IgNobel 2010


O Ig Nobel, versão satírica dos prêmios Nobel que elege os trabalhos mais esdrúxulos e inusitados da ciência, honra neste ano vários experimentos trabalhosos e cuidadosamente projetados.

á virou uma tradição no Ig Nobel incluir pesquisas do campo da zoologia entre as vencedoras. O prêmio de Biologia foi para os chineses que descobriram a prática do sexo oral entre morcegos. Neste ano, um grupo de pesquisa foi agraciado pela segunda vez. Toshiyuki Nakagaki e seus colegas foram premiados por mostrar que micetozoários --micróbios parentes da ameba que se espalham como bolor-- deixam trilhas que podem inspirar malhas ferroviárias.
 
Em Química, um dos ganhadores foi a petroleira BP, responsável pelo vazamento no golfo do México. A BP foi premiada por "derrubar a velha crença de que óleo e água não se misturam".

clique para ampliar





1 de outubro de 2010

MOSQUITO TEM DNA MAPEADO


O mosquito Culexpipiens quinquefasciatus, transmissor de doenças como elefantíase
 

Cientistas de quase 40 instituições americanas e europeias anunciaram ontem o sequenciamento do DNA da espécie mais comum de mosquito, o Culex pipiens quinquefasciatus. Sua picada transmite doenças que podem ser mortais, como o vírus do oeste do Nilo e o da encefalite de St. Louis, e parasitas causadores de elefantíase.
Mais conhecido como mosquito doméstico tropical, é uma das três espécies mais importantes na transmissão de doenças para pessoas.
Cada um dos quase 2.000 genes do mosquito produz proteínas que determinam seu comportamento, inclusive como seu sistema imunológico responde a infecções.
Segundo os autores do estudo, publicado na revista "Science", o trabalho pode ajudar a melhorar a compreensão sobre dinâmica e prevenção das infecções.


Fonte.: Folha.com (folha online)