Páginas

31 de outubro de 2009

Acordo de clima em Copenhague

Em dezembro, os líderes mundiais poderão mudar o destino do planeta.
No entanto, a assinatura de um novo acordo global sobre o clima, capaz de evitar que a temperatura do planeta aumente mais do que 2ºC, está em risco.



Declarações recentes de importantes líderes mundiais, dentre eles representantes da União Européia e Estados Unidos, sinalizam que o acordo climático que deverá ser fechado este ano, em Copenhague, está em risco.

Os países industrializados estão tentando diminuir as expectativas sobre Copenhague enquanto continuam a se esquivar de decisões importantes como redução de emissões e a transição para uma economia de baixo carbono.

Somente um acordo onde as partes sejam obrigadas a responder legalmente pelo que se comprometeram a fazer poderá deter o aquecimento global.

veja como PARTICIPAR!!

É hora de agir!

Peça ao Presidente da República e seus Ministros que declarem publicamente sua preocupação com a relutância dos países desenvolvidos de assumirem sua responsabilidade em relação às mudanças climáticas.

Envie uma mensagem formal ao Presidente. Para isso, acesse o site da Presidência da República ou escreva para supar@planalto.gov.br.

Em seguida, copie e cole o texto abaixo no formulário:

Exmo. Presidente da República,
Sr. Luiz Inácio Lula da Silva
O acordo climático está em risco. Declarações recentes de importantes líderes mundiais sugerem que em Copenhague se discuta o futuro da humanidade de forma meramente voluntária. Segundo tais declarações, há poucas chances de chegar-se a um acordo forte, ambicioso e com força legal, capaz de manter o aumento de temperatura do planeta inferior a 2ºC.

O fracasso em Copenhague representa um alto risco de instabilidade que implicará em custos sociais, ambientais e econômicos para todos os países. Cabe aos líderes mundiais impedir que isso aconteça. O seu apoio como líder global é fundamental para que o acordo de clima não se restrinja a uma carta de boas intenções e seja realmente um compromisso com força de lei internacional.

Como cidadão brasileiro, peço que Vossa Excelência reforce publicamente a declaração feita em seu discurso na última Assembléia Geral das Nações Unidas, de profunda preocupação com a relutância dos países desenvolvidos de assumirem sua responsabilidade quando se trata de combater as mudanças climáticas, e que diga aos Chefes de Estado que é absolutamente inaceitável adiar as decisões que devem ser tomadas em Copenhagen.

Esperamos que em nome do Brasil e da segurança e bem-estar do povo Brasileiro, o Sr. e seus Ministros conclamem os demais líderes mundiais para um esforço mundial pelo único resultado aceitável em Copenhagen: um acordo ambicioso, justo e com força de lei.

Para enviar a mensagem, clique aqui

Mande também uma cópia da mensagem acima para os seguintes endereços eletrônico:

Carlos Minc Baumfeld - Ministério do Meio Ambiente carlos.minc@mma.gov.br

Celso Amorim
Ministério das Relações Exteriores celsoamorim@mre.gov.br

Sergio Rezende
Ministério da Ciência e Tecnologia ministro@mct.gov.br



by.: WWF

Um comentário:

Jhombre disse...

Ja fiz minha parte!! enviando os e-mail´s
Sds, JH