28 de novembro de 2009
3D - Superprodução recria Muro de Berlim em detalhes
Os incríveis Morcegos
Excelente artigo publicado no blog fala sobre o hábito sexual de morcegos Cynopterus sphinx, os quais a fêmea tem hábito de lamber o pênis do macho durante a cópula.
16 de novembro de 2009
A nuvem de Gafanhotos
Mais um excelente texto de: brontossauros (recomendo)
"Um dos acontecimentos biológicos que mais impressionam pela destruição que provoca é uma nuvem de gafanhotos. Em novembro deste ano (2009), uma nuvem de gafanhotos na Austrália chegou a medir 6 quilômetros de comprimento e 170 metros de altura! São zilhões e zilhões de criaturas famintas devorando tudo o que veem pela frente! O mais interessante é que gafanhotos geralmente vivem sozinhos e não em grupos. Só que algo acontece de tempos e tempos que provoca este frenesi bíblico."
"Um estudo publicado na Science, mostra de forma elegante que os pacatos gafanhotos solitários começam a se transformar em máquinas de destruição apenas duas horas após detectarem um aumento na densidade populacional. O mais interessante é que os cientistas conseguiram descobrir um dos principais sinais internos para a transformação se iniciar: a serotonina, um neurotransmissor que também provoca alterações comportamentais em seres humanos. Mudanças na produção, percepção ou destruição da serotonina produzida nos nossos cérebros explicam disordens como comportamentos obsessivo-compulsivos, depressão, excesso de agressividade e ansiedade..."
Leia o artigo completo aqui
5 de novembro de 2009
Formiga de Marte?
Espécie achada em mata em Manaus, que pode ser a mais antiga do grupo na Terra, tem mais de 100 milhões de anos. Descoberta é tão estranha que o famoso cientista americano Edward Wilson afirmou que o inseto deve mesmo é ser "de Marte" rsrs
Formiga achada no Brasil vista do alto; insetos que devem ter sido "pisados' pelos dinossauros
A formiga saúva que vive na Terra há "apenas" 5 milhões de anos- é novata perto da formiga pálida, sem olhos e de 3 milímetros que o biólogo Christian Rabeling achou na tarde de 9 de maio de 2003, nos arredores de Manaus. Esses insetos são tão velhos que os dinossauros devem ter pisado neles.
"Pode ser a espécie mais antiga viva, com mais de 100 milhões de anos", diz Rabeling, da Universidade do Texas, que assina artigo publicado hoje na revista "PNAS" descrevendo a espécie então descoberta.
O estudo mostra ainda como as formigas se diversificaram. A origem delas ocorreu entre 189 milhões e 115 milhões de anos atrás, em plena era dos dinos.
Em 2003, Rabeling fazia trabalho de campo em Manaus quando viu uma formiga muito estranha passeando pela serrapilheira (camada de folhas que recobre o solo na mata). Sem conseguir identificá-lo de imediato, o pesquisador coletou o animal para mostrar ao pesquisador Manfred Verhaagh, do Museu de História Natural de Karlsruhe, na Alemanha.
A espécie, disse o colega também alemão, era a mesma que ele e Marcos Gracia, da Embrapa da Amazônia, haviam descoberto na mesma região em 1998. Em um vôo para São Paulo, porém, a tampa do frasco com as formigas estourou. A espécie diferente ficou incógnita até a redescoberta de 2003.
continua... Fonte: FolhaOnline/UOL
2 de novembro de 2009
A censura na Internet em Cuba
Blog da Yoani Sanchez http://www.desdecuba.com @yoanisanchez veja o post original "A puertas cerradas"
Veja o detalhe no vídeo onde ela teve que colocar um peruca para que não fosse impedida de entrar no local do debate.
Confira!!
Tradução do texto