Páginas

6 de novembro de 2010

Falha do Google pode ter contribuído para aumentar conflito na América Latina

Cada coisa que agente vê... rs
 
Diferença entre os mapas: os dados do Bing correspondem aos oficiais

O comandante do exército da Nicarágua Éden Pastora culpou o serviço de mapas do Google pela invasão a um território da Costa Rica. No Google Maps, a fronteira entre os dois países mostra uma disparidade de 3 mil metros em relação aos dados oficiais. Sendo assim, o território que deveria pertencer à Costa Rica, segundo os dados errados do Google, faz parte da Nicarágua.
Éden Pastora, baseado no que havia visto na internet, teria ordenado às tropas a avançarem para onde acreditava ser território nacional. Os soldados chegaram a trocar uma bandeira do país vizinho que estava hasteada em um acampamento próximo à fronteira por outra da Nicarágua. Além disso, ocuparam o acampamento e fizeram a limpeza de um rio próximo (San Juan), jogando os sedimentos em território costarriquenho.
O concorrente do Google Maps, o Bing Maps, mostra a fronteira considerada correta. Segundo o jornal “La Nación” da Costa Rica, os representantes do Google não conseguem explicar por que a falha ocorre.
O rio se estende por toda a fronteira entre os dois países, que cooperavam no processo de limpeza de sua margem. A confusão entre territórios vizinhos, agravada, talvez, por um erro do Google (e ingenuidade por parte das forças armadas) tem causado preocupações à presidente costarriquenha, Laura Chichila, que pediu ajuda à OEA (Organização dos Estados Americanos) para neutralizar o conflito.

Comentário:
Disse:
Como ex-militar pergunto: que #$@% de Forças Armadas são estas que confiam em um mapa da internet para determinação a progressão de suas tropas? O Exército da Nicarágua não tem um mapeamento confiável de seu próprio território? Melhor chamar os Escoteiros para comandar as Forças Armadas do país, pq estes sabem sempre o que estão fazendo. Seria cômico se não fosse trágico.

 --------------------------

Fonte.: http://uoltecnologia.blogosfera.uol.com.br/

Nenhum comentário: