Páginas

5 de fevereiro de 2011

ENERGIA LIMPA NA BAHIA

IMA libera licença para oito parques eólicos no interior

O Instituto do Meio Ambiente do Estado da Bahia (IMA) liberou, segunda-feira passada, as licenças ambientais de implantação de oito parques eólicos da Renova Energia. As licenças permitem a construção dos parques, que deverá ser iniciada ainda neste mês.

O secretário da Indústria, Comércio e Mineração, James Correia, reforçou a convicção de que 2011 será o ano da energia na Bahia. "A licença ambiental é um passo importante para a implantação dos parques eólicos, que vão gerar resultados econômicos surpreendentes. O que já temos aprovado de projetos com a energia gerada pelo vento corresponde ao que produz uma hidrelétrica do porte de Itaipu", disse Correia.

Além da licença, a empresa conseguiu a aprovação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para o aumento de capacidade dos seus 14 parques, que passou de 270 MW para 293,6 MW. A alteração da potência instalada se deve à mudança dos equipamentos negociados com a GE, que resultou na substituição de aerogeradores modelo 1.5 XLE/SLE pelo modelo 1.6 XLE, além da aquisição de quatro turbinas adicionais, totalizando assim 184 "cata-ventos" para os 14 parques eólicos baianos da Renova.



Maior complexo – Juntos, os parques formarão o maior complexo eólico do país, com previsão de início da operação comercial em 1º de julho de 2012. Os contratos de compra e venda de energia foram celebrados com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) pelo prazo de 20 anos.
Os oito parques que tiveram a licença de implantação liberada foram contratados no leilão de energia de reserva de 2009.

Outros seis, que também foram contratados no mesmo leilão, estão com o processo de licença em andamento. Os investimentos previstos são da ordem de R$ 1,17 bilhão.

MUNICÍPIOS



Fonte.: Diário Oficial da Bahia - 04/02/11

Nenhum comentário: