Páginas

10 de agosto de 2010

Brasil recebe congresso internacional sobre ácaros pela 1ª vez

Entre os dias 23 e 27 de agosto, a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq) promove o XIII Congresso Internacional de Acarologia (ICA), em Recife (PE). É a primeira vez que o evento será realizado na América do Sul. A Embrapa Recursos Genéticos e Embrapa Semi-Árido também participam da organização do encontro.



O congresso deve reunir cerca de 400 especialistas e estudantes de 46 países. Serão abordadas diferentes áreas da acarologia geral e aplicada, incluindo aspectos agrícolas, médicos e veterinários. O XIII ICA tem como objetivo promover pesquisas na área de acarologia, além de ampliar o intercâmbio de conhecimentos técnico-científicos entre pesquisadores e a comunicação entre ciência e sociedade. A programação do evento inclui simpósios, apresentações orais e pôsteres.

Divulgação/Embrapa Brasil recebe congresso internacional sobre ácaros pela 1ª vez

* O congresso deve reunir cerca de 400 especialistas e estudantes de 46 países
* Ampliar Ampliar


Entre os temas discutidos estão o controle de ácaros nocivos para as culturas por métodos químicos, biológicos e no contexto do manejo integrado de pragas; a influência dos fatores ambientais nas populações dos ácaros; o conhecimento da diversidade e distribuição geográfica de espécies em habitats naturais e nas culturas, entre outros.

Segundo Denise Návia, pesquisadora da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, os ácaros são extremamente diversos e podem ser encontrados em praticamente qualquer ambiente, como águas doces e salgadas, matéria orgânica do solo, como parasitas de animais, na pele humana e sobre os variados grupos de plantas em ambientes naturais ou em agroecossistemas.

Além da Embrapa e Esalq, participam da organização do congresso: a Universidade Federal Rural de Pernambuco, Universidade Federal de Viçosa, outras unidades da Universidade de São Paulo, Universidade Federal de Tocantins, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Universidade Federal de São João Del-Rei, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e Instituto Butantan.

Além das instituições nacionais, o evento conta também com a participação de instituições internacionais do Canadá, França, Espanha, Noruega e África do Sul na organização.


Fonte: Embrapa

Nenhum comentário: