Páginas

29 de agosto de 2010

GIFs animados de mecanismos

A tampa de uma panela com água fervendo começa a pular: é uma máquina a vapor. Pode parecer rústica ao extremo, e realmente é, mas no GIF animado acima você confere o princípio de funcionamento da primeira máquina a vapor prática inventada por Thomas Newcomen em 1712, que não é muito diferente.
O vapor de uma caldeira levanta um pistão, isto nós reconheceríamos de praticamente qualquer motor. Mas a parte que hoje parece bizarra ocorre para que o pistão desça. Água fria é jogada a fim de que o vapor se condense, e o processo se reinicie.

Com o aquecimento e resfriamento do mesmo pistão a cada ciclo, a máquina a vapor era extremamente ineficiente – e foi justamente aperfeiçoando esse projeto que James Watt revolucionou o mundo impulsionando a Revolução Industrial. Mas podemos apreciar a simplicidade da idéia de uma máquina a vapor que é essencialmente uma tampa de panela gigante resfriada com baforadas de água fria a cada ciclo.


Veja também:



Máquina de costura:


Na costura mais comum são usadas duas linhas, uma dentro da máquina e outra passada pela agulha, que se entrelaçam.





  
Motor Stirling   


Note como um pistão está sempre quente, e outro sempre frio (com o radiador de calor).
 





Motor radial:






Como o usado em aviões, você pode perceber por que lubirificação é importante e como os primeiros motores pegavam “no tranco”





Junta homocinética:



Nos carros, transmite a tração (verde) às rodas (vermelho) em ángulos variáveis.







Zíper:


Confira se o seu não está aberto. (kkkkk)











Canhão:



Note como as cargas explosivas em amarelo são mantidas em um compartimento separado e isolado, na parte mais inferior e protegida. Também note como o número de cargas explosivas varia, de acordo com o disparo.





Achei no: http://scienceblogs.com.br/100nexos

Nenhum comentário: