Páginas

24 de março de 2011

Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose

Cientistas criam mapa mundial da vacinação contra tuberculose 




Uma equipe de pesquisadores da Universidade McGill, no Canadá, lançou nesta semana um site com informações sobre a incidência de tuberculose e a vacinação contra a doença, com informações de mais de 180 países, incluindo o Brasil.

Hoje é comemorado o Dia Mundial da Tuberculose, doença que mata 1,7 milhão ao ano no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde.


A intenção do mapa da tuberculose é fornecer ferramentas para pesquisadores e formuladores de políticas públicas de saúde, de acordo com Madhukar Pai, autor do "BCG World Atlas" e da pesquisa que o fundamenta, publicada na revista "PLoS Medicine".


A vacina BCG foi introduzida na década de 20 e continua a ser a única usada para prevenir a tuberculose. Mesmo com tanto tempo no mercado, há quem questione sua eficácia.


Por isso, os programas de vacinação variam muito entre os países. O site tem registros das políticas atuais de imunização e das passadas.


Essas informações podem ser úteis para a interpretação de exames diagnósticos (alguns dão falso-positivo para pessoas que foram vacinadas) e para servir como apoio a pesquisadores que estejam desenvolvendo novas vacinas.O endereço do "BCG World Atlas" é www.bcgatlas.org.

Fonte.: folha.com

Nenhum comentário: