Páginas

20 de setembro de 2010

Biólogos avaliam pontos fracos no DNA de parasitas

Trypanosoma
 
Biólogos brasileiros estão buscando no DNA o calcanhar-de-aquiles de parasitas como o Trypanosoma, causador do mal de Chagas, e o Leishmania, responsável pela leishmaniose. A ideia é achar formas de impedir que os micróbios consertem seus genes danificados, matando-os. Carlos Renato Machado, da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) estuda como os raios gama -que quebram DNA, desorganizam células e atrapalham a recombinação de proteínas -afeta o Trypanosoma. 

Leishmania
A recombinação de proteínas é vital nesse parasita. Isso porque o Trypanosoma se protege do sistema de defesa do organismo com uma espécie de "capa" de proteínas. Quando essa proteção é flagrada, o parasita produz uma nova proteína na sua capa. "É preciso entender essa recombinação de proteína", afirma Machado.

O estudo dos efeitos da radiação nesses parasitas, no entanto, não significa que o tratamento possa vir de radioterapia. Isso já foi tentado, sem sucesso, nos EUA. "Esses parasitas são muito mais resistentes que os seres humanos à radiação. O importante, aqui, é ver como o DNA pode ser lesionado e como se dá a reconstrução", explica Machado.
Fonte.: FolhaOnline

Nenhum comentário: