Páginas

3 de setembro de 2010

Dia do Biólogo - 03 de setembro

Pesquisando na internet, sobre o dia do Biólogo, vi muita coisa... em um dos sites estava escrito "aquele de dá nomes estranhos aos bichos". rsrs Biologia é muito mais... muito mais do que isso meu povo.
 Parabéns a todos!! 
 
Biologia, palavra de origem grega, significa ciência da vida.

No Brasil, a profissão de Biólogo foi regulamentada Lei número 6.684 de 03 de setembro de 1979. Devido a isso instituiu-se o Dia do Biólogo nesta data.

As três áreas da Biologia são: meio ambiente, biotecnologia, saúde. O estudo da vida exige um grau de especialização tão grande, que a Biologia é um das profissões com maior número de profissionais com pós-graduação nos níveis de mestrado, doutorado e pós-doutorado.

São mais de 80 mil biólogos no Brasil atuando em empresas, instituições de pesquisa, fundações e em órgãos públicos, nas mais diversas áreas, tais como: sustentabilidade e biodiversidade dos ecossistemas; gestão ambiental; ecoturismo; gestão de jardins botânicos; zoológicos parques; licenciamento e controle ambiental; monitoramento biológico da qualidade do ar, água e solo; educação ambiental; engenharia genética; análises clínicas; controle de zoonoses; saúde pública; vigilância sanitária etc.

No país, a legislação exige a elaboração de estudos de impacto ambiental para a implementação de certos empreendimentos: a construção de usinas hidrelétricas, a exploração minerária e a implementação de indústrias. A criação de leis para crimes ambientais, aliada a preocupação e a conscientização da população quanto à preservação do meio ambiente, tem resultado num reconhecimento cada vez maior do papel do biólogo na sociedade. Além disso, temas importantes da atualidade, como transgênicos, células-tronco, biotecnologia, biodiversidade, aquecimento global, H1N1 (gripe suína), tem a participação efetiva de Biólogos, o que explica a o aumento da demanda do mercado de trabalho para atuação deste profissional.

Uma das preocupações do Conselho Federal e dos Conselhos Regionais de Biologia está exatamente no crescimento desordenado dos curso de ciências biológicas em todo o Brasil. Há dez anos atrás existiam algumas dezenas cursos e atualmente são cerca de 600 em todo o Brasil. A maioria desses novos cursos surgiu principalmente em instituições particulares e muitos desses novos cursos foram abertos em cidades que possuem pouca capacidade para absorção dos profissionais biólogos no mercado de trabalho. Um dos papeis dos Conselhos Regionais de Biologia é garantir a qualidade dos cursos de Ciências Biológicas no país.

Nos trinta e um anos de regulamentação da profissão o desafio do Conselho Federal de Biologia e dos Conselhos Regionais de Biologia está em garantir a formação de profissionais cada vez melhores, éticos e conscientes.

A Biologia atualmente é considerada como a profissão do futuro. Cabe aos biólogos, a busca incessante das respostas as questões biológicas importantes, não apenas no âmbito da categoria, mas, requeridas pela sociedade brasileira.

Nenhum comentário: