Páginas

5 de abril de 2010

Educação Profissional realiza seminário sobre Desenvolvimento Sustentável no Extremo Sul

O Centro Territorial de Educação Profissional do Extremo Sul, na cidade de Teixeira de Freitas, vai sediar no próximo dia 09 de abril, o Seminário Educação Profissional e Desenvolvimento Sustentável do Território Extremo Sul. Promovido pela Secretaria da Educação do Estado, o principal objetivo do seminário é garantir a participação democrática de todos os segmentos da comunidade no processo de discussão em torno da Educação Profissional como uma política pública includente, voltada para a formação profissional e cidadã de jovens e trabalhadores baianos, de maneira que possam ter mais oportunidades de inserção no mundo do trabalho, usufruindo do desenvolvimento socioeconômico e ambiental do Estado. 

O seminário vem sendo realizado nos Territórios de Identidade do Estado como forma de alinhar a oferta dos cursos do Plano de Educação Profissional da Bahia com os vetores de desenvolvimento econômico, social e ambiental dos territórios. Outra perspectiva é discutir como as ocupações e habilitações técnicas e profissionais podem melhor atender às necessidades locais e territoriais. 

A exemplo do que está acontecendo nos demais territórios, devem participar da atividade: gestores públicos, trabalhadores, agricultores familiares, educadores, empresários dos diversos setores da economia regional, movimentos sociais, ambientalistas, organizações da sociedade civil, pais e alunos das redes públicas estadual e municipal. O resultado do trabalho nos grupos será apresentado em plenária a partir das 14 horas. 

Na oportunidade, também será apresentado o Plano de Educação Profissional da Bahia que vem sendo implantado desde 2008 na rede estadual de educação e a proposta de implementação da Educação Profissional no Território Extremo Sul. O plano é direcionado aos jovens, trabalhadores/as e alunos/as egressos/as da Escola Pública, promovendo a elevação da escolaridade e inserção cidadã no mundo do trabalho. 

Territorialização da Educação Profissional

A territorialização da Educação Profissional é uma das inovações na política de Educação Profissional da Bahia, pois os cursos técnicos implantados na rede estadual visam atender estas demandas locais e territoriais, capacitando os estudantes para a inserção cidadã no mundo do trabalho e, ao mesmo tempo, promovendo a sustentabilidade das unidades e cursos implantados.

Em 2006, a rede estadual de educação oferecia apenas 4.016 vagas em 22 municípios envolvendo 14 Territórios de Identidade. A partir de 2008, com a implantação do Plano de Educação Profissional da Bahia, a rede estadual já soma 40 mil matrículas em 140 unidades, atendendo todos os 26 Territórios de Identidade. 

Benefícios - O processo de territorialização permite a oferta de novos cursos com eixos tecnológicos que atendem às demandas socioeconômicas e ambientais, voltados à qualificação da mão de obra local e territorial. Com os novos Centros Estaduais e Territoriais de Educação Profissional, novos conhecimentos são disseminados e os jovens e trabalhadores/as baianos/as tornam-se aptos para atender às demandas do mundo do trabalho nos Territórios de Identidade.


Fonte.: http://educacaoprofissionaldabahia.blogspot.com

Nenhum comentário: