Páginas

17 de maio de 2010

A saída de um assassino

"Simples e bonito..."

marburg.jpg

Esta imagem acima é uma reconstituicao tridimensional computadorizada do brotamento do vírus Marburg para fora da celula infectada. Trata-se da primeira imagem do brotamento de um filovírus, mais uma linha sobre o que entendemos destes vírus letais.
O marburg é da familia Filovírus, a mesma do Ebola e assim como ele causa uma grave febre hemorrágica. Ambos são vírus de origem africana e infectam outros primatas além de humanos, e sabemos que o reservatório do ebola são morcegos frugívoros.
O nome Marburg vem da cidade de mesmo nome na Alemanha onde foram causados os primeiros casos conhecidos em humanos, em 1967, onde 31 pessoas foram infectadas e 7 morreram.
O título dramático não é muito meu costume, mas tenho uma curiosidade e admiração por estes vírus que desperta quando leio algo sobre eles.


Fonte:
Welsch, S., Kolesnikova, L., Krähling, V., Riches, J., Becker, S., & Briggs, J. (2010). Electron Tomography Reveals the Steps in Filovirus Budding PLoS Pathogens, 6 (4) DOI: 10.1371/journal.ppat.1000875

Créditos: http://scienceblogs.com.br/rainha/

Nenhum comentário: