Páginas

17 de março de 2010

Como, quem e por quê. Vacinação H1N1.

Confiram mais informações sobre a campanha de vacinação contra o H1N1 entre outras informações sobre a gripe. Tenho até amnhã para me vacinar!! rs

Dia 03 de março iniou-se a campanha nacional de vacinação contra a gripe A H1N1. E podemos ver pela tabela abaixo, há grupos com maior prioridade em certas épocas. Entenda por que isto é necessário e como é desenhada a campanha de vacinação.


Antes de tudo, a gripe é uma doença respiratória que atinge pessoas de todas as idades e é transmitida pelo ar e por contato pessoal. O período que uma pessoa passa gripada e pode transmitir a doença é de uma semana em média, e após este período ela está imune àquela variedade do Influenza, não transmitindo mais o vírus nem sendo infectada por ele. Um exemplo de doença com ciclo diferente é o HIV, seu portador carrega o vírus e é capaz de transmití-lo pelo resto da vida, além de poder ser reinfectado por mais de um tipo de HIV.

Graças a este  conjunto de fatores, a gripe normalmente precisa de um grande número de pessoas infectadas e suscetíveis para se propagar, além de condições ambientais favoráveis, o que geralmente ocorre no inverno, onde o ar é mais seco e mais frio, condições que aumentam as chances do vírus viajar pelo ar. Ao fim do inverno, muitas pessoas já estão imunes e dimunem as aglomerações em locais muito fechados, de maneira que o número de casos de gripe dimunui bastante.

A vacina é a melhor ferramenta para impedir a transmissão da gripe, mas para ser efetiva sua distribuição precisa ser planejada. Antes de tudo, a vacina precisa ser distribuída logo antes do inverno. O principal motivo disso é a variação do Influenza, ele é um vírus capaz de mutar e escapar do ataque de anticorpos que garantem a imunidade. Por isso, quanto mais recente for a vacina, maiores são as chances de que o vírus ainda não seja capaz de escapar. 

Também não é necessário vacinar todas as pessoas, basta que uma parcela da população esteja imune para segurar o vírus, principalmente os mais importantes para a transmissão... (continua)


Fonte.: http://scienceblogs.com.br/rainha/

Nenhum comentário: