Páginas

10 de março de 2010

DIA DE COMBATE AO SEDENTARISMO


 
SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL


10 de março de 2010

DIA DE COMBATE AO SEDENTARISMO 

Hoje, dia 10 de março, por recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), é o Dia Nacional de Combate ao Sedentarismo. O objetivo da data é alertar a população para os cuidados que devem ser observados com a saúde, com ênfase para a importância da atividade física. Segundo a enfermeira Edna Rezende, coordenadora do Programa de Hipertensão Arterial da Sesab (Secretaria da Saúde do Estado), pesquisas apontam que cerca de 70% das pessoas, em todo o mundo, são sedentárias. A enfermeira revela ainda que a obesidade e as doenças cardíacas são conseqüências, sobretudo, da falta de atividade física.
Para a coordenadora de Hipertensão Arterial da Sesab, "sem dúvida alguma, o sedendarismo é considerado um problema muito sério, pois vem crescendo de forma alarmante no mundo inteiro, deixando de ser uma preocupação meramente estética para se tornar um grave problema de saúde pública, transformando-se numa epidemia global". A prática de atividade física regular é aconselhada pela comunidade científica, a de preservar o bem estar físico, psíquico e social do ser humano.

De acordo com os especialistas, 30 minutos diários de exercícios são suficientes para diminuir em 50% o risco de problemas relacionados ao sedendarismo, a exemplo do diabetes e da obesidade, além de reduzir de forma significativa a incidência de hipertensão, estresse e depressão.


A.G. Mtb 696/Ba
Hpertensão/sedentarismo 


Fonte.: http://www.saude.ba.gov.br/noticias/noticia.asp?NOTICIA=9755

Nenhum comentário: