Páginas

16 de março de 2010

Profissionais e estudantes de Saúde protestam contra o Ato Médico


Conselhos, sindicatos, associações, estudantes e profissionais da área da saúde se reuniram na Praça Sete, em Belo Horizonte, nesta terça-feira, 09 de março, na tentativa de sensibilizar os parlamentares e alertar a população sobre os prejuízos causados por uma futura aprovação do PL 7703/06.

Com faixas, cartazes e apitos, os manifestantes tentaram demonstrar que a provação do PL da forma como está submete toda a conduta terapêutica à visão de um único profissional, aumenta os custos do tratamento e pode provocar descontinuidade ou atrasos no início da terapia, com sérios prejuízos à população usuária do Sistema Único de Saúde (SUS) e ao próprio sistema, pois as ações de saúde seriam centralizadas somente na doença, sendo descartadas a prevenção e a promoção.

Para os representantes dos Conselhos de Saúde envolvidos na mobilização o atual texto do PL 7703/2006 afronta os princípios da integralidade, acessibilidade e universalidade preconizados no SUS, pois não seriam atendidos em sua plenitude, conforme o projeto de lei que centraliza praticamente todo o acesso à saúde por parte da população brasileira no profissional médico.

Os representantes dos Conselhos de Saúde lembraram ainda que, se aprovada a proposição que tramita no Senado, todos os pacientes terão que passar por uma avaliação médica antes de se orientar com o fisioterapeuta, nutricionista ou psicólogo, entre outros profissionais.

Durante o protesto, representantes do Conselho Regional de Biologia (CRBio-04) e a presidente do Conselho Federal de Biologia (CFBio), Maria do Carmo Brandão Teixeira, destacaram alguns danos que a proposição de lei trará às profissões e aos profissionais Biólogos.

A TV Alterosa, afiliada do SBT em Minas Gerais, mostrou um flash ao vivo da Manifestação. Para visualizar, clique no link http://migre.me/nl1g .

E para ter mais informações sobre as manifestações contrárias ao Ato Médico, acesse: http://www.naoaoatomedico.org.br/


Fonte.: http://bionarede.blogspot.com/

Nenhum comentário: