Páginas

31 de março de 2010

Hacker invade site de Notícias de Tx. de Freitas


Hacker invade um dos maiores sites de notícias do Sul da Bahia. [www.sulbahianews.com.br]. E como disse o @assaldanha (via twitter)  "infelizmente nesse momentos q o adminitrador lembra q nao fez o backup". Isso é a maior verdade. Mas, espero que não seja o caso.


Confira como ficou algumas páginas: 

 
 Apagaram os textos/notícias

Veja como ficou a página incial


Deixando sua assinatura...

30 de março de 2010

Extinção: Não de espécies, mais sim de um Colégio.


Foi republicado no DOE - Diário Oficial da Bahia de hoje (30/03/10) a decisão sobre a extinção (na verdade: uma fusão) do CEAM com o CERB. Creio que será melhor assim. 
Até me lembrei de um fato: na rádio #cidade#fm (semana passada, ou acho...), ouvi um radialista "famoso" se esgoelar sobre esse assunto. Dizendo algo do tipo: "para onde vão os alunos..." "isso é um absurdooooo...". Bom, até eu que não sou ninguém, estava mais afinado nas informações do que Sr da boca grande. (rsrs). 
Conheço bem os dois colégios, o Colégio Estadual Ruy Barbosa (CERB), receberá os alunos e os professores do CEAM. O primeiro tem uma estrutura bem melhor do que a do segundo (extinto), assim como uma maior credibilidade junto à população. E mais um coisinha: eles só estão separados por um muro.

===================





O SECRETÁRIO DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DA BAHIA, no uso de suas atribuições,
                                                                       
RESOLVE
Extinguir a partir de 2010, a instituição pública estadual de ensino, COLÉGIO ESTADUAL ANGELO MAGALHÃES, código nº 13790, criada através da portaria nº 9876, publicada no D.O. de 01/09/1983, localizada na Rua Leur Lomanto, s/nº, município de Teixeira de Freitas, que ministrava o Ensino Fundamental e Médio, tendo como entidade mantenedora  o Governo do Estado da Bahia, em decorrência da baixa demanda de matrícula, encontrando-se o acervo documental recolhido no Colégio Estadual Democrático Ruy Barbosa,  no referido município.

Salvador, 25 de  fevereiro de  2010
Osvaldo Barreto Filho
Secretário de Educação do Estado
* Republicada por haver incorreções na publicação do D.O de 05/03/2010


29 de março de 2010

Salvador completa 461 anos

Salvador completa 461 anos nesta segunda-feira, 29. A data será comemorada com uma extensa programação, com atividades que tiveram início este mês e vão se estender até abril, com exposições, palestras, exibição de documentários e apresentações artísticas, organizadas pela Fundação Pedro Calmon e Secretaria da Cultura (Secult). O ponto alto dos festejos promete acontecer nesta segunda, com o show gratuito do grupo Parangolé, a partir das 19h30, na Praça Castro Alves. 
  
Ainda nesta segunda, estudantes de escolas públicas e de projetos sociais terão uma aula especial. Acompanhados de historiadores, que percorrerão o Centro Histórico. Eles passarão pelo Museu Afro-Brasileiro (Faculdade de Medicina) e, por fim, pela Praça Pedro Arcanjo, em cuja galeria está a exposição Reviver Salvador: 461 anos, que reúne fotografias e imagens dos séculos XVIII, XIX e XX...

Fonte.: http://www.atarde.com.br/

  
 Confira algumas fotos da cidade.
 

 



 


 
 




Fotos: Jadson, Jader e Jônatas ano 2009.

28 de março de 2010

Receitas de antibióticos serão retidas nas farmácias

Olá pessoal,


...sei que já foi amplamente divulgado pelas mídias, mas essa informação é importante... transmita aos seus familiares e amigos.

"...Ainda neste ano de 2010, a compra de antibióticos só poderá ser feita mediante a apresentação de uma receita que será retida na farmácia ou drogaria".
 
 Ainda neste ano, a compra de antibióticos só poderá ser feita mediante a apresentação de uma receita que será retida na farmácia ou drogaria.

Anvisa poderá incluir antibióticos na lista de remédios controlados


Os termos e a forma de implantação dessa proposta serão submetidos a uma consulta pública pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) no máximo em um mês, e a previsão é que ela entre em vigor em setembro.


Atualmente, a regra determina apenas que o paciente apresente a receita, mas ele pode ir embora do estabelecimento com ela. Mesmo essa exigência, porém, costuma ser descumprida, e o medicamento é vendido sem prescrição, como reconhece a própria Anvisa.


Esse foi um dos motivos que levaram o órgão a propor regras mais rígidas para a comercialização de antibióticos. O outro é evitar a automedicação e o uso incorreto, que podem tornar as bactérias resistentes aos medicamentos e dificultar o tratamento de algumas doenças e infecções.


"Sou totalmente a favor do controle. O Brasil tem um perfil bem peculiar de resistência a algumas bactérias, como alguns pneumococos e estafilococos, que não existe em nenhum outro lugar do mundo", diz Artur Timerman, infectologista da comissão de infecção hospitalar do Hospital Professor Edmundo Vasconcelos e do Hospital Dante Pazzanese.


De acordo com dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) apresentados ontem, mais de 50% dos pacientes tomam antibiótico apenas por um dia, o que indica uma baixa adesão ao tratamento. Isso pode tornar a bactéria mais resistente a esse tipo de medicamento. Outro problema é o uso de antibióticos para o combate a infecções virais.


"Os antibióticos são necessários para matar micro-organismos como as bactérias, mas têm vários efeitos colaterais indesejáveis. Além disso, em determinadas condições, seu uso pode estimular o desenvolvimento de bactérias mais resistentes. A nova regra é muito adequada, pois vai dificultar o uso indevido dos medicamentos e esses riscos associados", acredita Marcos Boulos, professor de moléstias infecciosas e parasitárias da Faculdade de Medicina da USP.


Restrição maior

A Anvisa também colocará os quatro tipos de antibiótico mais vendidos sob um controle ainda mais rigoroso.

São eles a azitromicina, o sulfametoxazol, a amoxicilina e a cefalexina, usados em mais de 1.500 medicamentos.

Farmácias e drogarias serão obrigadas a registrar os dados relativos a cada venda, como a quantidade e o nome do médico que fez a prescrição, como já acontece, por exemplo, com emagrecedores.


Presentes ontem em uma audiência pública sobre a proposta, integrantes do Conselho Federal de Medicina e da Sociedade Brasileira de Infectologia disseram aprovar as mudanças.


O representante da Abrafarma (Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias), Sérgio Barreto, afirmou que a sua entidade também está de acordo, mas criticou o SUS (Sistema Único de Saúde) por não disponibilizar todos os medicamentos de que a população precisa.


O presidente da Anvisa, Dirceu Raposo de Mello, respondeu dizendo que isso não retira dos estabelecimentos a obrigação de obedecer à legislação sobre a prescrição dos medicamentos. "A gente está discutindo essa regra porque ela é descumprida todos os dias.


Fonte: Folha Online

26 de março de 2010

A Calvaria e o Dodô

dodo.JPG
Cientistas usam o método científico como lentes para enxergar o funcionamento do mundo. Muitos tentam construir modelos elegantes para explicar o que observam. A busca da beleza no universo tem seus perigos: uma hipótese bonita de nada vale se fatos não a sustentarem. O problema é que todo cientista é um tanto narcisista e muitos acham que suas histórias valem mais do que a realidade.

Um clássico exemplo disso pode ser observado em um artigo publicado por Stanley Temple em 1977, na prestigiosa revista Science. No artigo, Temple descreve a desesperadora situação da árvore Calvaria major, cuja população nas ilahs Maurício era de apenas 13 indivíduos. As ilhas Maurício são famosas por ter sido o habitat do Dodô, extinto em 1680.
Temple diz, em seu artigo, que os poucos indivíduos restantes da Calvaria têm mais de 300 anos, ou seja, neste período nenhum indivíduo de Calvaria se estabeleceu na ilha. A explicação estaria no fato da semente do fruto ter uma casca muito grossa, de mais de 1.5 cm, que não estaria permitindo a germinação de novas Calvaria. De acordo com Temple, a semente era ingerida por ninguém menos que o Dodô, cuja poderosa moela desgastaria a sua casca, permitindo a germinação da Calvaria junto com suas fezes. Assim, Temple hipotetizou que a extinção do Dodô, impediu a germinação de novas sementes da Calvaria, condenando mais uma espécie à extinção.
calvaria.jpg
Um experimento de Temple até mostrou que a ingestão de 17 sementes por perus resultava em três sementes que se germinavam após a ação do sistema digestório da grande ave. As primeiras, segundo Temple, a germinar em 300 anos.
A interação da Calvaria com o Dodô mostrava como o destino de duas espécies pode estar intimamente ligado e como deveríamos ter muito cuidado ao alterar o nosso ambiente. Esta história foi contada inúmeras vezes por ambientalistas tentando educar crianças e adultos pelo mundo.
*pausa dramática*
Só que os fatos não sustentam a bela hipótese de Temple...
... para começar, trabalhos publicados em 1941 e 1946 mostraram que as sementes da Calvaria conseguem germinar mesmo sem nenhuma abrasão na sua casca pois ela simplesmente racha após um tempo no solo. Sem contar que censos populacionais feitos em 1991 revelaram que há centenas de Calvaria de todas as idades nas ilhas Maurício. Para ser justo, a população é ainda bastante reduzida, principalmente por causa do desmatamento e a introdução de espécies como porcos e veados nas ilhas.
Mais: Temple alimentou perus com 17 sementes e viu que 3 germinaram depois. Só que ele não pegou 17 sementes e as colocou no solo para ver quantas germinavam sozinhas. Ou seja, não é possível saber se o sistema digestório dos perus realmente ajudaram a germinação das sementes! Temple nem tentou medir o quanto da casca das sementes era retirada após a passagem pelos perus. A propósito, não sabemos se dodôs comiam sementes da Calvaria. Como estão extintos faz séculos, os hábitos alimentares do galinhão são um mistério. Sem contar que perus esmagaram cerca de 40% das sementes mas dodôs eram de três vezes maiores!
Temple era um ornitólogo que elaborou uma hipótese maravilhosa onde uma árvore era tão dependente de uma ave que, quando ela foi extinta, a árvore começou a desaparecer. A hipótese mostrava de forma indiscutível a interrelação de duas espécies, algo já na moda em 1977. Temple provavelmente sabia que os fatos não confirmavam a sua hipótese e tentou publicá-la assim mesmo, sendo muito bem sucedido. Se ele teve sucesso na época, a história não foi tão gentil e hoje sabemos que, mesmo bela, a hipótese não se sutenta.
A história de Temple mostra que nem sempre devemos nos apaixonar por nossas hipóteses: ao tentar alcançá-las, nem percebemos quando a dura realidade acaba nos afogando.

Fontes:
Temple SA (1977). Plant-Animal Mutualism: Coevolution with Dodo Leads to Near Extinction of Plant. Science (New York, N.Y.), 197 (4306), 885-886 PMID: 17730171
 ================
Créditos: http://scienceblogs.com.br/brontossauros/

25 de março de 2010

Ai o, Rebolation...

Filme retrata como Darwin criou "A Origem das Espécies"


O livro "A Origem das Espécies", lançado em 1859 por Charles Darwin, foi sucesso imediato de vendas e um marco divisor na história da humanidade. Na época, a obra de Darwin foi acusada de "matar" Deus ao provar que o homem é fruto de uma evolução natural, e não de Adão, como prega a Bíblia. Durante boa parte de sua vida, o cientista seguiu os preceitos cristãos e quando morreu, em 1882, foi enterrado em uma cerimônia religiosa. É sobre essa dualidade: ciência versus religião, que fala o longa "Criação", que estreia hoje.

O Darwin que se vê na tela é bem diferente do velhinho de longas barbas que ilustra os livros de história. Aqui, ele está em seu melhor momento, após retornar da expedição ao redor do mundo a bordo do navio H.M.S Beagle. Em sua casa de campo, a Down House, no interior da Inglaterra, faz diversos experimentos com pombos na tentativa de provar sua tese sobre a evolução, ao mesmo tempo em que cria seus dez filhos.

Se antes ele era muito religioso e frequentava missas, suas convicções vão, aos poucos, diminuindo conforme avança nas descobertas. A perda completa da fé acontece quando sua filha Anne Darwin morre, com apenas 10 anos. A menina era uma das preferidas de Charles por, logo cedo, mostrar interesse em ciência.

Além disso, pressionado pelo biólogo Thomas Huxley e o botânico Joseph Hooke, Darwin entra em conflito com sua mulher e prima, Emma Darwin (Jennifer Connelly), que ainda é extremamente religiosa.

O personagem descobre que modificações genéticas acontecem mais rápido quando são feitas entre parentes próximos. A consequência é que os descendentes poderão ter a saúde mais frágil. Ao saber disso, ele passa a acreditar que sua filha tenha herdado uma estranha doença sua, por ter se casado com uma prima. Apesar de não ficar claro do que a menina morre, tudo indica que ela tenha pegado uma pneumonia. Na história, o cientista sofria com alucinações e via a todo momento sua filha morta, como se fosse um espírito a lhe rondar.

Dirigido por Jon Amiel, o filme é baseado no livro "Annie''s Box", do ambientalista Randal Keynes, tataraneto de Darwin. Na obra, o autor conta a relação do cientista com sua filha e como, após a morte dela, Charles criou coragem para desafiar a igreja e publicar "A Origem das Espécies". No longa, Darwin é interpretado pelo inglês Paul Bettany, o mesmo que fez Silas, o albino, em "O Código da Vinci" (2006). Já o papel de sua filha é feito pela estreante Martha West.

As informações são do Jornal da Tarde.

24 de março de 2010

Pós-Graducação: Gestão em Sáude






Hoje inicio os trabalhos/estudos da Pós-Graduação em Gestão em Saúde promovida pela Fundação Oswaldo Cruz, Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca e  Universidasdes Abertas dos Brasil. Fiocruz/ENSP/UAB.



Sobre o curso:

O Curso Especialização de Gestão em Saúde integra o Programa de Formação de Gestão em Saúde, na modalidade EAD, da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz). É fruto de uma importante e inovadora ação interinstitucional do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Saúde (MS), por meio da Universidade Aberta do Brasil (UAB/MEC). Seu propósito maior é a qualificação de professores e de profissionais inseridos em processos e práticas educativas e gerenciais em saúde, que garantam um impacto efetivo no funcionamento dos serviços de saúde.


A ENSP, fundada em 1954, tem como missão gerar conhecimento em saúde, formular políticas públicas na área da saúde pública e propor soluções que aprimorem o sistema de saúde do nosso país. A ENSP já formou milhares de profissionais em seus diversos cursos e programas de pós-graduação, incluindo as modalidades presenciais e EAD. Temos orgulho de interagir com profissionais atuantes na implementação de políticas de inclusão social e desenvolvimento regional, comprometidos com as transformações do contexto social brasileiro e com a defesa dos princípios da integralidade, da universalidade e da eqüidade que regem o Sistema Único de Saúde (SUS).


O Curso Especialização de Gestão em Saúde mobilizou diversos colaboradores na sua organização e na sua implementação com importante apoio da UAB/MEC. Já nesta primeira edição, a ENSP conta com cerca de mil alunos, com dezenas de profissionais envolvidos no acompanhamento acadêmico de todos.


Site: http://ead.fiocruz.br/



Vamos trabalhar... vem muita coisa por ai...


Abraços a todos!!

23 de março de 2010

Imagens, Dia Mundial da Água

A revista "National Geographic Brasil" lança pela primeira vez, nesta segunda-feira (22), no Dia Mundial da Água, uma edição especial totalmente dedicada à situação da água no planeta.

 
 
 
 

Fonte.: UOL

21 de março de 2010

O ataque dos artrópodes assassinos

A scibling GrrlScientist colocou em seu blog um vídeo impressionante de um louva-deus atacando um beija-flor perto de uma destas garrafinhas de água com açúcar.




Como é possível ver no vídeo, o pequeno louva-deus consegue segurar um beija-flor que conseguiu escapar no final. O vídeo tem feito muito sucesso, chegou a ser mencionado no überblog Boing Boing.

Apesar da bizarrice da situação, aparentemente ataques de louva-deuses a beija-flores não é um evento tão raro assim. Só no Google há mais de 6o mil menções a histórias semelhantes. Em algumas delas, o louva-deus é bem sucedido.
Créditos.: http://scienceblogs.com.br/brontossauros/

Mais..

20 de março de 2010

Termômetro: Ronaldinho na Copa do Mundo

O Dunga não sinaliza de vai convocar o craque do Milan. Mas, um site já faz o "termômetro" da torcida para ver Ronaldinho na Copa do Mundo deste Ano.

O R. Gaúcho pode testar sua popularidade com os brasileiros pela internet: o site “www.ronaldinhonacopa.com” está fazendo um “termômetro” da vontade dos torcedores de verem o craque do Milan na Copa do Mundo. Via Twitter, os internautas podem manifestar se querem ou não o ex-gremista na seleção de Dunga. Até o início da tarde desta sexta, quando o site foi lançado, a opção “Sim, toca o terror lá na África” estava com a maioria dos votos.
  

Até quando eu votei estava assim:

Infor.: http://globoesporte.globo.com/

Belos lances de Rrrrrrroooooooodinho no Milan

=========
Site da globo.com sobre a Copa 2010.
http://globoesporte.globo.com/ge3/Futebol/copa-do-mundo/

Eu já votei...
Vote também!! rsrs

Dia Mundial da Água


Em dezembro de 1992, a Assembléia Geral da ONU declarou que a partir de 1993, no dia 22 de março de cada ano seria celebrado o Dia Mundial da Água. Essa decisão baseou-se nas recomendações contidas no capítulo 18 da Agenda 21 que define como objetivo geral assegurar a manutenção da oferta adequada de água de boa qualidade para toda a população do planeta e a preservação das funções hidrológicas, biológicas e químicas dos ecossistemas.  Todos os anos a ONU define um tema para ações e reflexão dos estados membros. Em 2010, o tema do Dia Mundial da Água é “Água Limpa para um Mundo Saudávelhttp://www.worldwaterday2010.info/.

 
 
Declaração Universal dos Direitos da Água

Art. 1º - A água faz parte do patrimônio do planeta.Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos. 

Art. 2º - A água é a seiva do nosso planeta.Ela é a condição essencial de vida de todo ser vegetal, animal ou humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura. O direito à água é um dos direitos fundamentais do ser humano: o direito à vida, tal qual é estipulado do Art. 3 º da Declaração dos Direitos do Homem. 

Art. 3º - Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia. 

Art. 4º - O equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende, em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam. 

Art. 5º - A água não é somente uma herança dos nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como uma obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras. 

Art. 6º - A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo. 

Art. 7º - A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis. 

Art. 8º - A utilização da água implica no respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado. 

Art. 9º - A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social. 

Art. 10º - O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.

19 de março de 2010

Projeto: Águas de Março

Saudações meu povo, se liga na programação: de 20 à 26/03/2010 no Extremo Sul da Bahia (Itamaraju, Teixeira de Freitas e Itanhém) vai estar ocorrendo as atividades do projeto denominado "Águas de Março".

Sobre o eventro:
"O Projeto Águas de Março tem abrangência nas bacias hídricas dos rios Peruipe, Itanhém e Jucuruçu com foco nos treze municípios das bacias que abrange os municípios de Alcobaça, Caravelas, Ibirapuã, Itanhém, Itamaraju, Jucuruçu, Lajedão, Medeiros Neto, Mucuri, Nova Viçosa, Prado, Teixeira de Freitas e Vereda suas zonas rural e urbana, tendo em vista ser um projeto inicial. Sua projeção é para que nos próximos anos os eventos sejam expandidos a todos os municípios e localidades da região".

ITAMARAJU (programação organizada pela EMBASA)
20/03 
Passeata Ecológica das 8h às 12h
22/03 
Recomposição Mata Ciliar Rio do Ouro


ITANHÉM (22 a 26/03)
Programação Própria


TEIXEIRA DE FREITAS

23 e 24/03 
Visitas às Escolas Municipais e Estaduais

24/03 
Escola Estadual COLEN - Curso Técnico de Controle Ambiental 14h

25/03 (manhã)

Visita às Nascentes (saída Secretaria de Educação Teixeira de Freitas 8:00h)

Bairro Ulisses Guimarães (Córrego Penteado-Parque Ecológico) 8:15h às 9:15h
Bairro Estância Biquine (nascente Córrego Charqueada) 9:20h às 9:50h

Bairro Santa Rita 
(Córrego Charqueada - Esgoto) 10:00 às 10:30h

Bairro Colina Verde 
(Nascente da Biquinha) 10:40h às 11:00h

25/03 - (noite)

Palestra 
Dr. Enéas Salati (Recuperação de Nascentes) - Auditório da FASB - 19h

26/03 (manhã)

Encontro das Escolas:
IFA - COOPERATIVA - COLÉGIO MILITAR - 8h

26/03 (tarde)

Oficinas Ecológicas 
Colégio São Lourenço – 14h

download: Material de Educação Ambiental


O Instituto Rã-bugio (http://www.ra-bugio.org.br/), que promove atividade de educação ambiental, produz materiais didáticos que estão disponíveis para serem baixados.

Os arquivos em PDF são Atividades de Educação Ambiental com corantes extraídos de plantas; Cartilha “Mata Atlântica: essencial para a vida”; Cartilha “Anfíbios da Mata Atlântica”; Cartilha “Bacia Hidrográfica Rio Itapocu”; Cartilha “Sapos, Rãs e Pererecas: Guardiões da Natureza”.


Os arquivos podem ser baixados através do link:

17 de março de 2010

Como matar baratas?

Confira o "apocalipse emborrachado" for brotossauros. Muito Legal. Matar baratas nunca mais será como antes. rsrsrs


Nem sempre armas biológicas são eficientes para matar baratas. Particularmente, opto sempre por métodos físicos, que evitam surpresas desagradáveis (apesar de fazer sujeira). No entanto, causar achatamento dorso-ventral nestes animais exige agilidade: por que é tão difícil dar uma boa pisada em uma barata?



A resposta é bastante conhecida: assim que sentem deslocamentos de ar repentinos, como os causados por suas Havaianas (não é um publieditorial), as baratas saem correndo como loucas para uma direção imprevisível. O interessante é que pesquisadores ingleses descobriram, em um artigo publicado no final do ano passado na Current Biology, que as direções que as baratas correm são pré-determinadas.
Para descobrir isto, os pesquisadores pegaram cinco baratas e assopraram ar em sua direção entre 70 e 95 vezes. Curiosamente, a rota de fuga de 4 das 5 baratas formava ângulos de 90, 120, 150 ou 180 graus em relação ao vento. No gráfico abaixo, podemos notar os ângulos de fuga utilizado por um dos indivíduos (quanto maior a barra, mais vezes este indivíduo fugiu por este ângulo).
Além de fazer o teste da fuga muitas vezes em um indivíduo, os pesquisadores fizeram o teste uma vez só em 94 baratas diferentes. O resultado (abaixo, à direita) foi comparável aos dados obtidos com os cinco indivíduos somados (abaixo, à esquerda).


Estes dados sugerem que as baratas, ao sentir o apocalipse emborrachado aproximando o seu ser, correm em ângulos determinados. A quantidade de ângulos e sua distribuição é suficiente para tornar a resposta das baratas imprevisível, apesar de eu recomendar sempre pisar na barata um pouco atrás e à sua esquerda, para aumentar as chances de matá-la.

"Os dados também permitem concluir que as baratas devem ter um número determinado de "programas" ativados na hroa da fuga. Provavelmente, dependendo de como ela sente a aproximação de perigo, ela ativa o programa "90 graus", "120 graus", "150 graus" ou "180 graus". A existência de programas determinados também significa que pode ser possível identificar as redes neurais responsáveis pela fuga nas baratas. Um projeto que, por mais interessante que possa parecer para uns, não seria para mim."

Créditos: by Carlos Hotta

Como, quem e por quê. Vacinação H1N1.

Confiram mais informações sobre a campanha de vacinação contra o H1N1 entre outras informações sobre a gripe. Tenho até amnhã para me vacinar!! rs

Dia 03 de março iniou-se a campanha nacional de vacinação contra a gripe A H1N1. E podemos ver pela tabela abaixo, há grupos com maior prioridade em certas épocas. Entenda por que isto é necessário e como é desenhada a campanha de vacinação.


Antes de tudo, a gripe é uma doença respiratória que atinge pessoas de todas as idades e é transmitida pelo ar e por contato pessoal. O período que uma pessoa passa gripada e pode transmitir a doença é de uma semana em média, e após este período ela está imune àquela variedade do Influenza, não transmitindo mais o vírus nem sendo infectada por ele. Um exemplo de doença com ciclo diferente é o HIV, seu portador carrega o vírus e é capaz de transmití-lo pelo resto da vida, além de poder ser reinfectado por mais de um tipo de HIV.

Graças a este  conjunto de fatores, a gripe normalmente precisa de um grande número de pessoas infectadas e suscetíveis para se propagar, além de condições ambientais favoráveis, o que geralmente ocorre no inverno, onde o ar é mais seco e mais frio, condições que aumentam as chances do vírus viajar pelo ar. Ao fim do inverno, muitas pessoas já estão imunes e dimunem as aglomerações em locais muito fechados, de maneira que o número de casos de gripe dimunui bastante.

A vacina é a melhor ferramenta para impedir a transmissão da gripe, mas para ser efetiva sua distribuição precisa ser planejada. Antes de tudo, a vacina precisa ser distribuída logo antes do inverno. O principal motivo disso é a variação do Influenza, ele é um vírus capaz de mutar e escapar do ataque de anticorpos que garantem a imunidade. Por isso, quanto mais recente for a vacina, maiores são as chances de que o vírus ainda não seja capaz de escapar. 

Também não é necessário vacinar todas as pessoas, basta que uma parcela da população esteja imune para segurar o vírus, principalmente os mais importantes para a transmissão... (continua)


Fonte.: http://scienceblogs.com.br/rainha/

16 de março de 2010

Experimento mostra evolução induzida por competição

Segundo biólogos da Universidade de Liverpool, trabalho confirma hipótese Rainha Vermelha sobre evolução

Observando a evolução de vírus que infectam bactérias ao longo de centenas de gerações, pesquisadores da Universidade de Liverpool descobriram que, se as bactérias conseguiam evoluir novas defesas, a evolução dos vírus acelerava-se e gerava maior diversidade, na comparação com situações onde as bactérias eram incapazes de se adaptar para combater a infecção.

Segundo biólogos da universidade, o estudo, publicado na revista Nature, indica que o biólogo americano Leigh Van Valen estava correto em sua "Hipótese da Rainha Vermelha".

A ideia, proposta pela primeira vez nos anos 70, recebeu o nome por conta de um trecho do livro Alice Através do Espelho, de Lewis Carroll, onde a Rainha Vermelha diz que "é preciso correr tudo o que se pode para não sair do lugar". Isso sugeriu o conceito de que as espécies estão numa constante corrida pela sobrevivência, e precisam evoluir novas defesas o tempo todo.

Steve Paterson, da Escola de Biociências da universidade, explica que, no passado, acreditava-se que a maior parte da evolução se dava em resposta à necessidade de adaptação ao ambiente.

A Hipótese da Rainha Vermelha modifica isso, ao indicar que a maior parte da seleção natural acontecerá, na verdade, de interações coevolutivas entre diferentes espécies, e não de interações com o ambiente.

"Isso sugere que a mudança evolutiva foi criada por adaptações do tipo 'toma-lá-dá-cá' entre espécies em constante combate". Paterson diz que, embora a teoria seja bem aceita, o novo estudo apresenta a primeira demonstração do princípio num experimento com seres vivos.

Fonte: Estado de São Paulo

Profissionais e estudantes de Saúde protestam contra o Ato Médico


Conselhos, sindicatos, associações, estudantes e profissionais da área da saúde se reuniram na Praça Sete, em Belo Horizonte, nesta terça-feira, 09 de março, na tentativa de sensibilizar os parlamentares e alertar a população sobre os prejuízos causados por uma futura aprovação do PL 7703/06.

Com faixas, cartazes e apitos, os manifestantes tentaram demonstrar que a provação do PL da forma como está submete toda a conduta terapêutica à visão de um único profissional, aumenta os custos do tratamento e pode provocar descontinuidade ou atrasos no início da terapia, com sérios prejuízos à população usuária do Sistema Único de Saúde (SUS) e ao próprio sistema, pois as ações de saúde seriam centralizadas somente na doença, sendo descartadas a prevenção e a promoção.

Para os representantes dos Conselhos de Saúde envolvidos na mobilização o atual texto do PL 7703/2006 afronta os princípios da integralidade, acessibilidade e universalidade preconizados no SUS, pois não seriam atendidos em sua plenitude, conforme o projeto de lei que centraliza praticamente todo o acesso à saúde por parte da população brasileira no profissional médico.

Os representantes dos Conselhos de Saúde lembraram ainda que, se aprovada a proposição que tramita no Senado, todos os pacientes terão que passar por uma avaliação médica antes de se orientar com o fisioterapeuta, nutricionista ou psicólogo, entre outros profissionais.

Durante o protesto, representantes do Conselho Regional de Biologia (CRBio-04) e a presidente do Conselho Federal de Biologia (CFBio), Maria do Carmo Brandão Teixeira, destacaram alguns danos que a proposição de lei trará às profissões e aos profissionais Biólogos.

A TV Alterosa, afiliada do SBT em Minas Gerais, mostrou um flash ao vivo da Manifestação. Para visualizar, clique no link http://migre.me/nl1g .

E para ter mais informações sobre as manifestações contrárias ao Ato Médico, acesse: http://www.naoaoatomedico.org.br/


Fonte.: http://bionarede.blogspot.com/

Problema mundial, norovírus é um desafio para a saúde pública


O Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) identificou, por meio de análises em laboratório, que os casos de diarreia e vômito que atingiram passageiros de um navio aportado em Búzios (RJ) no início de março foram causados por norovírus. O laudo foi encaminhado aos órgãos de vigilância em saúde. As análises, realizadas no Laboratório de Virologia Comparada e Ambiental do IOC, utilizaram técnicas de diagnóstico molecular, baseadas na identificação do material genético do vírus nas amostras.

 
Técnicas de diagnóstico molecular com base no material genético do vírus
 foram utilizadas na análise das amostras recebidas pelo laboratório do 
IOC (Foto: Rodrigo Méxas)
Técnicas de diagnóstico molecular com base no material genético do vírus foram utilizadas na análise das amostras recebidas pelo laboratório do IOC



Apesar de ser pouco conhecido do público, esse vírus transmitido por água e alimentos contaminados é um importante causador de gastroenterites não bacterianas no Brasil. A transmissão de pessoa para pessoa ocorre com facilidade. Diferentemente de outros vírus causadores de gastroenterites (como o rotavírus), o norovírus afeta com frequência indivíduos adultos. Os norovírus estão muito associados a surtos em locais confinados ou de contato próximo, numa mesma família, em navios, asilos e ambientes hospitalares, por exemplo. “Os norovírus hoje são um problema mundial, por sua rápida transmissão e difícil controle. Eles são responsáveis por 99,9% dos surtos de gastroenterites em navios”, afirma o virologista José Paulo Gagliardi Leite, chefe do Laboratório de Virologia Comparada e Ambiental do IOC.
Nos casos analisados, foi identificado o norovírus do subtipo GII.4 – o mais presente no mundo. No momento, está sendo realizado o sequenciamento genético do vírus encontrado nas amostras para depósito no GenBank, banco de dados que reúne sequências genéticas de organismos depositadas por cientistas de todo o mundo. “Como a variabilidade genética dos norovírus é muito grande, quando fazemos o depósito das sequências genéticas estamos contribuindo, com os dados relativos ao Brasil, para montar um grande panorama de quais vírus ocasionam surtos no mundo”, afirma a virologista Marize Miagostovich.

Manipulação de alimentos é maior risco

A facilidade de transmissão dificulta muito o controle de surtos. Nestes casos, deve-se buscar a fonte da contaminação e combatê-la. “O principal risco é a manipulação dos alimentos”, informa Marize. Ela esclarece que a lavagem das mãos é fundamental para evitar a transmissão do norovírus.

O norovírus tem alta infecciosidade: apenas uma partícula viral é necessária para infectar uma pessoa. O contato com o aerossol do vômito de uma pessoa infectada, por exemplo, pode ser suficiente para a transmissão. Além disso, tem alta resistência, permanecendo em superfícies com as quais uma pessoa infectada teve contato, o que torna o compartilhamento de espaços e objetos um problema.

Frente à imensa dificuldade no controle da transmissão, o desenvolvimento de uma vacina surge como uma possível solução. Estudos têm sido desenvolvidos nos Estados Unidos com vacinas candidatas. “Como existe alta variabilidade genética dos norovírus, o desenvolvimento de uma vacina se torna complexo. Talvez, a saída seja o desenvolvimento de uma vacina atualizada periodicamente, acompanhando o monitoramento dos vírus circulantes, como acontece hoje com a vacina da gripe”, pondera José Paulo Leite.

No caso dos norovírus, dados sobre a ocorrência de casos assintomáticos ainda são escassos e, como os norovírus circulantes têm alta variabilidade genética, o período de imunidade de uma pessoa à infecção é baixo, já que as reinfecções provavelmente se darão por outros tipos de norovírus.

Foco em pesquisa e diagnóstico

O Laboratório de Virologia Comparada e Ambiental do IOC trabalha intensamente na investigação dos norovírus – que a ciência descobriu recentemente, apenas na década de 1970. Em 2009, os pesquisadores desenvolveram uma metodologia inovadora – a primeira capaz de detectar o norovírus em alimentos, e não em mostras clínicas de pacientes. No mesmo ano, o laboratório recebeu 13 Laboratórios Centrais (Lacens) do país para o curso de coleta, acondicionamento e transporte de amostras de agentes para pesquisa de vírus ambientais. Assim, os Lacens foram capacitados para, ao receberem amostras suspeitas de norovírus em suas áreas de atuação, estarem aptos a enviá-las para análise no laboratório.

Convidado pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o laboratório participou da iniciativa que resultou no documento Vírus em alimentos: orientações científicas para apoio a ações de gerenciamento de riscos [acesse aqui a íntegra do documento, disponível em inglês]. “O encontro gerou orientações importantes sobre vírus presentes em alimentos, inclusive sobre norovírus. As orientações serão fundamentais para a definição de marcos legais, por exemplo”, comenta José Paulo Leite, único especialista da América Latina convidado a compor o grupo de 21 especialistas convocado pela FAO e OMS. Não apenas no Brasil, a lacuna de legislação sobre o tema permanece um desafio. Neste sentido, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) desenvolve o grupo de trabalho do Codex sobre higiene de alimentos, que o laboratório foi convidado a integrar.

Preocupado em fomentar o debate científico sobre tema, o laboratório está organizando o 1º Simpósio Latino-Americano de Virologia Ambiental, que ocorrerá de 5 a 7 de maio, no Rio de Janeiro. Grandes nomes da Virologia nacional e internacional participarão de conferências e debates. Entre eles está Jan Vinjé, do Centro de Controle de Doenças, dos Estados Unidos (CDC, na sigla em inglês), um dos maiores especialistas do mundo em norovírus. “Não há registro de eventos na área de virologia ambiental nos países da América Latina. Esta iniciativa é pioneira”, descreve Marize, organizadora do simpósio.

Sobre as gastroenterites virais

As gastroenterites virais são transmitidas por meio de água contaminada, alimentos manipulados por pessoas infectadas ou contato direto com o material fecal de uma pessoa doente. Existem diversos vírus responsáveis pela etiologia das gastroenterites, com destaque para rotavírus A, norovírus, adenovírus entéricos e astrovírus. Os sintomas mais comuns são diarreia, vômito, febre e dores abdominais e de cabeça. A recomendação central é evitar a desidratação e procurar auxílio médico. A gravidade pode variar de pessoa para pessoa, mas, em geral, os sintomas costumam desaparecer depois de dois ou três dias.

Fonte.: Agência Fiocruz de Notícias

12 de março de 2010

Site sobre Influenza H1N1

Recebi a indição deste site (sobre a Influenza H1N1) da minha tutora do Curso  Educação Permanente em Saúde pela Fiocruz, Dirce Schneider. Compartilho com todos aqui também. Realmente é muito legal, tem muita informação importante. E como ela mesmo disse, o site "está com boa organização e conteúdo de ótima qualidade". Não de conferir!! 


http://www.vacinacaoinfluenza.com.br

Extinção de Colégio Estadual em Tx. de Freitas

Conheço o Colégio e realmente nota-se que o governo do Estado da Bahia veio diminuindo os inverstimento nesta Unidade. Vai regar muita polêmica mesmo. Porém o Colégio Ruy Barbosa (que receberá os alunos e professores) tem uma reputação bem melhor do que o Colégio Ângelo Magalhães (que será extinto). Quem mora na cidade sabe muito bem disso. E se for para melhorar. Tudo bem, que veja bem vinda a mudança.

Fotos: Max Haack/Tiago Melo/BN
ACM Neto e Osvaldo Barreto debatem extinção do Colégio estadual Ângelo Magalhães

O secretário estadual da Educação, Osvaldo Barreto, afirmou que o fechamento de algumas escolas na Bahia faz parte de um planejamento de reordenamento físico das unidades iniciado em outubro do ano passado. O deputado federal ACM Neto (DEM-BA) denunciou que o centro de ensino Ângelo Magalhães, que atende a 850 alunos em Teixeira de Freitas, no sul baiano, seria desativado “de forma arbitrária” e que o objetivo poderia ser político, “porque ela foi batizada em homenagem ao ex-deputado Ângelo Magalhães”. Em resposta, o titular da pasta afirma que, na verdade, houve a unificação de dois colégios separados apenas por um muro e que o nome mantido, do Democrático Ruy Barbosa, é um critério que observa o maior número de educandos matriculados. “O Colégio Estadual Ângelo Magalhães vinha apresentando uma queda de 19% na matrícula nos últimos três anos. Com a unificação das duas unidades escolares ocorreu uma otimização do espaço físico, agora com 16 salas e capacidade para 1.920 estudantes na região de Bela Vista, do Centro e Monte Castelo. Nós não deixamos nenhuma criança sem escola. Eu desafio ele a provar que alguém que procurou a Secretaria ficou sem escola”, rebateu.

Infor: http://www.bahianoticias.com.br

Hora do Planeta 2010



A Hora do Planeta é uma campanha mundial da rede WWF. Queremos mobilizar 1 bilhão de pessoas em todo o planeta. Vamos mostrar aos líderes dos governos e a toda a sociedade que é hora de combater as causas do aquecimento global. A Hora do Planeta é o maior movimento da História em defesa do meio ambiente. Você não pode ficar de fora! (WWF)





Veja como participar. E entenda a mobilização. Acesse http://www.horadoplaneta.org.br/